sábado, 30 de janeiro de 2010

Pneus reservas eis a questão!

Nesta sexta resolvi pedalar até Paranaguá, saí cedo de casa, arrumei as coisa no alforje e fui, a pedalada estava boa apesar do número de acidentes que ví na linha verde de madrugada, se eu fosse supersticioso até poderia dizer que era um aviso, e se eu fosse repórter policial tinha ganho o dia, mas não vem ao caso.
Cheguei cedo no pedágio filei aquele café básico de sempre e fiquei um pouco para esperar clarear, já que até ali ainda tem luz artificial mas na serra sem chance.
Quando passei o pedágio uns 5 km depois a minha câmara simplesmente estourou, virei a magrela e iniciei o conserto,vasculhei o pneu por dentro para ver se encontrava o objeto perfurante e nada, revisei também o aro e nada foi encontrado também, coloquei a câmara reserva pra economizar tempo e pensei quando chegar em Paranaguá remendo a outra, montei tudo ainda com pouca luz e saí, 200 mts depois outro estouro, aí é de fu... pensei, virei a magrela desmontei tudo e para a minha surpresa o furo era idêntico ao anterior e no mesmo lugar, foi então que me liguei que não era um objeto cortante e sim algo na bike o que me deixava intrigado é que os furos ficavam a 20 cm do bico no lado interno como se um raio estivesse solto e fizesse o estrago, remendei as duas câmaras e coloquei uma no lugar e inflei o máximo que pude com a bombinha manual
comecei a analizar e lá estava ela, uma bolha ao lado do aro,segundo o Baron dono da Baron Bikes as vezes acontece do aro ir desgastando o pneu até que ele não suporte reter a câmara e como a bike estava pesada devido ao alforje o bagulho não aguentou, agora vou me reportar a diversas dicussões que já tivemos sobre levar ou não pneu reserva em viagens mensmo as consíderadas curtas como esta que ia fazer:
Já fizemos diversas viagens mais longas em que não necessitamos de pneu reserva,sempre damos uma olhada antes e se o pneu estiver em boas condições tocamos em frente, porém desta vez o defeito só foi visível depois que o pneu foi desmontado, outro perigo é passarmos em algo cortante que rasgue até o pneu, pois essas margens de BR são verdadeiros lixões, alí são encontrados cacos de vidro, arames de pneus de caminhão, parafusos madeiras e tudo mais que se possa imaginar, e se isso acontecer em um local isolado onde não se tenha mais nada por perto?
Serei sincero, provavelmente não levarei pneu reserva na próxima viagem, pelo menos nestas mais curtas, porque se pensarmos dessa forma teriamos que levar todas as peças da magrela em dobro, mas que um pneu reserva faz falta em determinados momentos isso faz!
Para finalizar a história voltei caminhando para o pedágio onde marquei com a Gudy meu resgate, e morri com trintão num pneu novo no Baron que segundo ele é bom mas a primeira coisa que li no pneu foi "made in china"!

1. acho q ja vi esta historia com o patrick mas.
    sempre achei q pneu reserva é a melhor coisa para se levar hehehe.